AÇO INOX - CORROSÕES
Compromisso com a qualidade.
Confira - Galeria Sianfer

O Aço Inox possui como característica a grande resistência à corrosão e temperatura.

Corrosão
Desenvolve-se em toda superfície do material levando a perda uniforme da espessura. Para aumentar a resistência à corrosão, é indicado o aumento dos teores de Cr (Cromo), Ni (Níquel) e Mo (Molibdênio), além da adição de Cu (Cobre).
Corrosão Geral:

Desenvolve-se em toda superfície do material levando a perda uniforme da espessura. Para aumentar a resistência a esse tipo de corrosão, é indicado o aumento dos teores de Cr (Cromo), Ni (Níquel) e Mo (Molibdênio), além da adição de Cu (Cobre).

Corrosão em Frestas:

Este tipo de ataque ocorre de forma localizada em recessos, cavidades, frestas e outros espaços onde se acumulem agentes corrosivos. Para  aumentar a resistência a este tipo de corrosão, é indicado o aumento do teor de Cr, Mo e N (Nitrogênio.

Corrosão Localizada / Pite / Alveolar:

Tipo de ataque localizado em uma área específica, onde é apresentada uma perfuração considerável, enquanto as ao redor continuam sem sofrer com os ataques. Este tipo de corrosão geralmente é encontrado em peças submersas em água do mar. Para aumentar a resistência a este tipo de corrosão, é indicado o aumento do teor de Cr, Mo e N.

Corrosão sob tensão Fraturante (CSTF):

Caracterizado pela associação de três fatores: a tensões residuais no material, o meio onde ele se encontra contendo cloretos e temperaturas acima de 60 °C. A CSTF é evidenciada pelo aparecimento de trincas radiais de rápida propagação. Para aumentar a resistência a este tipo de corrosão, é indicado o aumento do teor de Ni.

Corrosão Intergranular / Intercristalina:

Causada pela precipitação de carbonetos de Cromo na superfície do material,  essa forma de corrosão pode progredir sem ser notada. Para aumentar a resistência à esse tipo de corrosão é indicado o uso de ligas “L” que apresentam ultra-baixos teores de C (abaixo de 0,035%) ou ainda a utilização de materiais estabilizados com Ti (Titânio), Nb (Nióbio) ou Ta (Tantálio).

Corrosão Galvânica:

Ocorre quando dois metais apresentando diferentes potenciais elétricos entra em contato. O contatos de diferentes metais deve ser evitado.

Corrosão Erosão:

Ocorre quando o metal é submetido a um meio corrosivo ou a um processo de desgaste mecânico. Nesse quadro, a película passiva encontra-se continuamente sob efeitos corrosivos e abrasivos. Materiais como os aços inoxidáveis Duplex são resistentes a esse tipo de corrosão.